quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Campanha contra a gripe é prorrogada por mais uma semana

02 Jun 2014 - 20h48
0 - 0 -

Por determinação do Ministério da Saúde (MS), a secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), prorrogou até a próxima sexta-feira (06), a campanha de vacinação contra a gripe em todas nas unidades de saúde.

Integram o grupo prioritário de imunização, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem receber a vacina, com prescrição médica.

São Carlos tem 49.089 pessoas aptas a receber a dose da vacina, com meta de imunização de 80% do público-alvo. Conforme último levantamento da Vigep, desde o início da campanha a cidade já aplicou 31.050 mil doses, sendo: 18.716 em idosos, 6.924 em crianças, 3.838 em profissionais de saúde, 1.164 em gestantes, 404 em puérperas e 4 em indígenas.

O público deve aproveitar a chance de imunização e evitar internações e complicações da gripe antes do início do inverno. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas e Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Não devem receber a dose, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias