Menu
quinta, 16 de agosto de 2018
Cidade

Campanha contra a gripe continua em São Carlos

06 Mai 2014 - 21h01
0 - 0 -

Continua nesta semana a Campanha de Vacinação contra a Gripe realizada em todo território nacional para crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Quem ainda não recebeu a dose da vacina, pode procurar a imunização nas unidades de saúde.

Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), repassados pelas secretarias municipais de Saúde, demonstram que em todo o Brasil, já foram aplicadas mais de 14 milhões de doses, número que representa uma cobertura vacinal de 30%. Só no Estado de São Paulo pouco mais de 2,8 milhões de doses foram aplicadas, seguindo mesmo percentual nacional.

Em São Carlos, 23,29% do público alvo foi imunizado contra a gripe. Segundo último levantamento da Vigilância Epidemiológica, até o momento 7.577 idosos, 2.797 crianças, 592 profissionais da saúde, 322 gestantes e 145 puérperas receberam a dose da vacina durante a campanha, que contou com seis postos volantes no Dia “D”, realizado no último dia 26.

De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, a cidade segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. “A população está procurando a vacina e estamos empenhados para atingir a meta da campanha, garantindo uma efetiva redução no número de complicações da gripe, internações e até óbitos. O público deve aproveitar a oportunidade de se imunizar antes do início do inverno”, afirmou.

Neste ano, a vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Não deve receber a dose, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação.

Na cidade, a campanha recebe apoio dos alunos do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), ETEC Centro Paulo Souza e alunos do curso de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias