sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Campanha contra a gripe contará com postos volantes neste sábado

08 Mai 2014 - 20h26
0 - 0 -

Continua em São Carlos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizada para crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Quem ainda não recebeu a dose da vacina, pode procurar a imunização nas unidades de saúde. Neste sábado, dois postos volantes vão estar disponíveis no centro da cidade.

Desde o início da campanha no dia 22 de abril, já foram aplicadas mais de 17 mil doses da vacina em São Carlos, número que representa uma cobertura de 35,36 % do público alvo. Segundo último levantamento da Vigilância Epidemiológica, 11.153 idosos, 4.073 crianças, 1.319 profissionais da saúde, 557 gestantes e 254 puérperas, receberam a imunização contra a gripe, que contou com um dia “D”, realizado no dia 26. 

De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, a cidade segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. “A população está procurando a vacina e estamos empenhados para atingir a meta da campanha. Vamos continuar oferecendo as doses em todas as unidades de saúde, garantindo uma efetiva redução no número de complicações da gripe, internações e até óbitos.”

Nesta sábado, novos postos volantes de vacinação serão instalados na Praça do Mercado e também no Calçadão, das 8h00 às 16h00. “O público deve aproveitar a oportunidade de se imunizar antes do início do inverno”, afirmou Márcia.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Não deve receber a dose, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação.

Na cidade, a campanha recebe apoio dos alunos do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), ETEC Centro Paulo Souza e alunos do curso de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Leia Também

Últimas Notícias