quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Biblioteca Volkswagen da fábrica de motores de São Carlos completa um ano

25 Jul 2014 - 14h18
0 - 0 -

Empresa disponibiliza acervo de 2.500 livros aos colaboradores da fábrica e seus familiares

Biblioteca conta com exemplares técnicos e industriais, literatura nacional e internacional, que incluem desde os clássicos até os mais recentes best-sellers

No período de um ano foram registrados o empréstimo de mais 1.500 livros, com destaque para literatura norte-americana

A Biblioteca Volkswagen, instalada na fábrica de motores de São Carlos da Volkswagen do Brasil, completa neste mês um ano de funcionamento com a marca de mais de 1.500 empréstimos realizados pelos colaboradores da unidade.

Concebida pela Fundação Volkswagen, em parceria com o Instituto Brasil Leitor, a Biblioteca Volkswagen tem a proposta de incentivar a leitura entre os colaboradores da fábrica, seus familiares e a comunidade.

“A implementação da biblioteca em nossas fábricas reforça o compromisso da companhia em realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação dos colaboradores e de seus familiares, estimulando o hábito da leitura”, disse Keli Smaniotti, diretora da Fundação Volkswagen.

A biblioteca de São Carlos conta com mais de trezentos usuários cadastrados. Dentre os títulos mais retirados pelos leitores estão os da literatura norte-americana, como “A Culpa é das Estrelas” e “Diários de uma Paixão”, seguidos de livros técnicos e de literatura infanto-juvenil.

O acervo oferece 2.500 títulos entre livros técnicos e industriais, destinados a profissionais e jovens em formação profissional como estagiários e aprendizes do Senai, além de uma grande variedade de títulos da literatura nacional e internacional, que incluem desde os clássicos de Machado de Assis até os mais recentes best-sellers, como o "O Caçador de Pipas", e títulos infanto-juvenis, como "Harry Potter". Também estão disponíveis livros de negócios, de administração e idiomas.

Cada colaborador pode retirar três títulos por vez, sendo um deles infantil-juvenil, para ser levado para filhos e demais familiares, com a proposta de introduzir o hábito da leitura com as crianças e adolescentes.

Para Fernando Rodrigues, gerente de Recursos Humanos da unidade, “é uma grande satisfação poder oferecer aos colaboradores uma tbiblioteca tão completa como esta, que contribui para despertar ainda mais o interesse dos colaboradores e consequentemente, de seus familiares, pela leitura”.

Bibliotecas Volkswagen

Além de São Carlos, as unidades da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) também contam com a Biblioteca Volkswagen.

O acervo das três bibliotecas juntas reúne cerca de 12 mil livros, que geraram mais de 20 mil empréstimos em cinco anos de atividades. A biblioteca da fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em 2009 e conta mais de 2 mil sócios cadastrados e já ultrapassa 6.000 exemplares no acervo.

Inaugurada em 2012, a da unidade de Taubaté possui  2.700 livros. Já a biblioteca da fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 27 de agosto de 2010, com acervo de aproximadamente 2.500 exemplares. Periodicamente, são realizadas campanhas e concursos culturais para premiar os leitores mais assíduos e também atrair novos sócios.

Leia Também

Últimas Notícias