quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Beneficiários do Bolsa Família tem poucos dias para realizar acompanhamento nas unidades de saúde

23 Mai 2014 - 20h43
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), orienta as pessoas assistidas pelo programa Bolsa Família (PBF), a procurarem as unidades de saúde estabelecidas no cadastro, para realizar o procedimento de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade dos participantes do programa, com pena de suspensão ou perda do benefício.

O  Bolsa Família é um programa do Governo Federal, com transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza, ou de extrema pobreza, com a finalidade de promover acesso aos direitos sociais básicos. O programa é executado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social.

Em São Carlos, 4.856 famílias recebem o benefício. Assim, as famílias com mulheres com idade entre 14 e 45 anos e crianças menores de sete anos de idade, devem ser assistidas por uma equipe de saúde a cada semestre, no qual são realizados acompanhamento e monitoramento das ações e condicionalidades da Saúde.

O prazo para a realização dos procedimentos termina no dia 30 de maio. Devido à baixa adesão na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde já prorrogou o prazo para o acompanhamento das famílias até o dia 10 junho, tempo hábil para processar as informações e enviar dos dados necessários para o Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero, é importante que as famílias assistidas pelo programa, procurem as unidades de saúde e agentes, para garantir a saúde de todos os membros da família e não ter o benefício cortado. “A secretaria de saúde esta empenhada e disposta a receber as famílias para realizar a atualização dos dados, para que ninguém perda o benefício e tenha a saúde comprometida.”, finalizou Michelli.

Leia Também

Últimas Notícias