O aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, se tornou internacional desde o dia 6 de dezembro de 2017, através de uma portaria assinada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil no dia 1º de dezembro, atendendo um pedido foi feito há cerca de 10 anos pela Prefeitura Municipal.
A primeira operação internacional (pouso de uma aeronave) deveria ocorrer em fevereiro. Entretanto, um atraso na questão burocrática, fez com que ocorresse um atraso de aproximadamente dois meses e o primeiro avião da Latam deverá pousar em solo são-carlense, sem fazer parada em outros aeroportos, no mês de maio.
A afirmação foi feita pelo deputado federal Lobbe Netto (PSDB) ao São Carlos Agora na manhã desta quarta-feira, 25. Ele foi um dos que lutou pela internacionalização do aeroporto Mario Pereira Lopes.
Atualmente os aviões da Latam vindos de outros países para o Centro de Manutenção da empresa em São Carlos, fazem uma parada em outros aeroportos, como Foz de Iguaçu, por exemplo, para providenciar os trâmites alfandegários. O mesmo acontece quando as aeronaves precisam deixar o pais após a manutenção.
“Inicialmente a Receita Federal necessitaria liberar a parte alfandegária. Foi solicitada para a Latam que fosse feito outro CNPJ e tal procedimento foi executado e quando estava quase certo, houve a necessidade do mesmo procedimento junto ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Mantive então contato com o diretor Fábio Carlone que está cuidado do caso e ele me garantiu que em até 15 dias tudo estará solucionado”, afirmou Lobbe.
“Houve mudanças nos procedimentos e a parte burocrática sofreu atraso. O que era para começar a operar em fevereiro sofreu um pequeno atraso. Mas tudo está resolvido e em maio as atividades irão, de fato, iniciar no aeroporto internacional”, garantiu Lobbe.
Atualmente a Latam tem sua sede no Chile, mas conta com filiais no Brasil, Argentina, e Peru.
AEROPORTO
A internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes deverá gerar aproximadamente 500 empregos, segundo a Prefeitura e é de uso é restrito a aeronaves que serão submetidas à manutenção e a reparos assim que chegar do exterior, ou antes de uma viagem internacional ou ainda em trânsito pelo espaço aéreo brasileiro.
É proibido, pela portaria, o transporte de passageiros e de carga. Segundo o diretor do Centro de Manutenção da Latam, Alexandre Peronti, as manutenções podem aumentar em 14%, o que representa mais dinheiro no município.