quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Avenida São Carlos recebe semáforo com LED

12 Fev 2014 - 19h50
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, iniciou a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de tecnologia LED, em conjuntos de semáforos do município.

Segundo o engenheiro do Departamento de Trânsito, Ilson Bogni, o novo sistema é composto por um circuito de várias lâmpadas, que garantem maior luminosidade. Além de proporcionar maior segurança viária, o novo sistema proporciona economia de energia. “As vantagens dessa substituição são muitas, podemos citar a melhora da visibilidade, a redução do consumo de energia, de cerca de 90% da energia elétrica consumida atualmente com a lâmpada incandescente, a durabilidade, que chega a sete anos e, com isso, vai poupar as trocas constantes na região central da cidade, que demanda mão-de-obra, escadas e que acaba atrapalhando o trânsito,  com isso irá permitir que a mão-de-obra seja deslocada para atividades mais nobres que a troca de lâmpada cotidiana que temos atualmente. Outra vantagem é intensidade de luz, que é muito mais forte em relação à luz incandescente.

O engenheiro explicou sobre o custo benefício e o cronograma de trabalho das equipes. “Neste primeiro semestre, todos os semáforos da região central serão contemplados com essa nova tecnologia LED. Posteriormente, todos os cruzamentos do município estarão operando com o módulo à LED (comumente denominado de bolacha). É questão de logística para as trocas serem feitas nos semáforos de toda a cidade. O custo benefício é enorme. Enquanto uma lâmpada incandescente custa em torno de R$ 6,00 e tem durabilidade de 3 mil horas, a LED custa R$ 160,00, e com duração de 70 mil horas. São vários os fatores positivos para essa substituição, que trará benefícios ao trânsito, ao município e ao meio ambiente”, destacou.

Leia Também

Últimas Notícias