quinta, 25 de abril de 2024
Amor incondicional ao próximo

Artesã são-carlense faz campanha para proporcionar autoestima a pessoas com câncer

15 Abr 2019 - 08h45Por Marcos Escrivani
Artesã são-carlense faz campanha para proporcionar autoestima a pessoas com câncer - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Uma artesã devotada em auxiliar ao próximo. Com carinho, com amor e levar autoestima. Ainda mais quando o próximo é portador de uma grave doença: o câncer.

Assim é o dia a dia de Nerilda Corneta Gallo, 61 anos. Aposentada, tem como meta diária levar dias alegres e coloridos para pessoas que realizam quimioterapia na Santa Casa de São Carlos.

Em datas especiais (Páscoa, festa junina, Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal e Dia das Mães), confecciona artigos que servem como decoração nas salas onde pessoas vão em busca de tratamento e dignidade.

“Estou no segundo ano e são atividades voluntárias. As decorações são feitas no setor de Quimioterapia. Pretendo estender para a Radioterapia também”, disse Nerilda em entrevista ao São Carlos Agora.

Indagada o motivo ao qual levou à ação solidária, a artesã aposentada, com voz suave e pausada disse que é uma maneira de gratidão. “Já tive problemas na família com essa doença e não foi fácil. Mas com superação, com fé e muita perseverança transpomos os obstáculos. Só que frequentei estes setores da Santa Casa e vi muito sofrimento. É um ambiente triste e desde então passei a investir em iniciativas para alegrar as salas. Levar carinho e conforto para que faz tratamento e busca perspectiva positiva no dia a dia”, contou.

Desde então Nerilda passou a decorar consultórios, murais e balcões. Não satisfeita, se prontificou a ajudar pessoas que não conhece mas que sofrem com a doença, ao se oferecer para buscar medicamentos e dar caronas. “É algo que está em mim. E faço de coração”, garantiu.

CAMPANHAS

Com a ajuda de parceiros, em 2018, durante o Outubro Rosa, Nerilda doou aproximadamente 600 lenços para mulheres que passam por tratamento na Santa Casa. Durante o Novembro Azul, também com a colaboração de doadores, ofertou meias para centenas de homens.

AGORA, AS MAMÃES

Durante maio, considerado o Mês das Mamães, Nerilda pretende realizar mais uma campanha e na semana que antecede o dia dedicado à Rainha do Lar (dia 12), pretende confeccionar aproximadamente 600 toalhas de mão (modelo cupcake).

“É um trabalho artesanal que demanda um pouco de tempo. Mas quero levar este gesto de carinho para as mamães que passam por esse agressivo tratamento. As toalhas serão elaboradas com muito carinho e amor”, prometeu Nerilda que pretende ainda levar músicos durante a ação social e cartinhas de autoestima e otimismo que serão escritas por alunos e colocados nos prontuários das pacientes.

AJUDA

Na campanha para o Dia das Mães, Nerilda disse que necessita de ajuda e afirmou ao SCA que pede doações de toalhas de mão. “Ficaria muito grata e agradeceria a Deus cada doação. É para dar um pouco de alegria para quem luta contra o câncer”, finalizou a artesã.

As doações podem ser feitas no WhatsApp de Nerilda: fone 16 99199-7984.

Leia Também

Últimas Notícias