quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Araraquara e São Carlos debatem uso de armas de choque pela Guarda

28 Mai 2014 - 19h55
0 - 0 -

Instrutores araraquarenses realizam intercâmbio com grupo de GCMs da cidade vizinha sobre melhor forma de utilização do equipamento

Um grupo de 25 guardas civis municipais de São Carlos participou nessa quarta-feira (28), na sede da GCM de Araraquara, de uma sessão de instruções sobre spark (arma não letal), já utilizada pela corporação araraquarense. 

Instruído pelos GCMs João Nunes Siqueira e Danilo Soler, devidamente capacitados para a função, os GCMs de São Carlos receberam orientações teóricas, na parte da manhã, e práticas no período da tarde sobre a melhor forma de utilizar o equipamento. 

Na abertura do evento, representando o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário municipal de Segurança Pública de Araraquara, coronel José Antonio Spera, destacou a importância da Guarda Civil Municipal para a segurança da população.

O secretário destacou também o acordo entre as prefeituras de Araraquara e São Carlos pela sessão de instruções, que “qualificam as GCMs pelo uso de spark como arma de contenção contra pessoas agressivas”.

Também o inspetor chefe da Guarda Civil Municipal de São Carlos, Luiz Aparecido de Medeiros, ressaltou o acordo com a GCM de Araraquara pelo encontro entre as duas corporações envolvendo o uso da arma.

“Com certeza, essas instruções irão valorizar ainda mais o trabalho de proteção à comunidade executado pelos nossos guardas”, acrescentou Medeiros.

 

Uso diário

O coordenador municipal da GCM Araraquara, Marcos Roberto da Silva, também ressaltou a realização do intercâmbio firmado entre as prefeituras, que visa melhorar cada vez mais a segurança pública nas duas cidades.

Vale destacar, ainda de acordo com Marcos Silva, que os agentes da Guarda Municipal de Araraquara já se utilizam do tonfa (outro equipamento de defesa e contenção) e do gás de pimenta, além do próprio spark, como ferramentas diárias de trabalho. 

Leia Também

Últimas Notícias