sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Agora é oficial: Aeroporto de São Carlos se torna internacional

06 Dez 2017 - 11h27
Foto: Aerofatos - Foto: Aerofatos -

De acordo com a portaria publicada no dia 1º de dezembro no Diário Oficial da União, a designação da internacionalização do Aeroporto de São Carlos é por prazo indeterminado. O artigo 2º enfatiza que o período de abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, a pedido, e dependerá de prévio agendamento com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Departamento de Polícia Federal (DPF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por enquanto, a internacionalização é apenas para aeronaves em manutenção, não para cargas e transporte de passageiros. 

No início do mês de novembro, a Anvisa emitiu parecer favorável à internacionalização do aeroporto da cidade. O processo passou por várias instâncias federais e obteve manifestação favorável prévia do Ministério da Agricultura, por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Receita Federal e da Polícia Federal, além da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). "A internacionalização do Aeroporto Mario Pereira Lopes vai representar um crescimento econômico e geração de empregos, muito importante para a cidade", afirmou o parlamentar tucano.

Para a LATAM, a internacionalização do aeroporto de São Carlos pode tornar o seu Centro de Manutenção (MRO) mais competitivo internacionalmente, resultando em uma redução significativa dos custos adicionais exigidos atualmente com diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção na Capital Nacional da Tecnologia. Estima-se que esses custos sejam reduzidos em cerca de R$ 9 milhões por ano, pelos serviços de manutenção aeronáutica, prestados atualmente em São Carlos.

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, comemorou nesta quarta-feira (06), a internacionalização do Aeroporto Estadual "Mário Pereira Lopes", de São Carlos. "Mais um grande sonho realizado. Mais uma união política em prol do bem comum para a nossa cidade. Depois de muita luta e trabalho, nosso aeroporto foi internacionalizado", comentou o parlamentar.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/11a27cdf8abcb09fea823498529b72ee_m460.jpg

Leia Também

Últimas Notícias