sábado, 20 de abril de 2024
Iniciativas simples

Acisc orienta comerciantes sobre cuidados com o lixo na época de chuva

14 Nov 2018 - 10h03Por Redação
Acisc orienta comerciantes sobre cuidados com o lixo na época de chuva - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nos períodos chuvosos, a baixada do comércio de São Carlos é uma das áreas mais atingidas pelo transbordamento do córrego do Gregório. Além do transtorno aos comerciantes e consumidores, a população em geral também sofre com a grande quantidade de resíduos e entulhos, como sacos de lixos, que ficam evidenciados após cada novo alagamento na área.

Para ajudar na prevenção, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) orienta os comerciantes da região central, que em época de chuva, não deixem sacos de lixos nas calçadas, principalmente após às 18h. “Se possível, utilizem as lixeiras, pois sabemos que se chover, as águas levarão todo o entulho junto. Inclusive, solicitamos o apoio da Prefeitura para disponibilizar uma caçamba na Praça do Mercado a ser utilizada como descarte de lixo”, ressalta o presidente José Fernando Domingues.

A Acisc orienta ainda que o correto é colocar os sacos de lixos para fora da loja apenas nos horários em que ocorrem os recolhimentos realizados pelo serviço de limpeza urbana. “É importantíssimo também o apoio de toda a população, afinal todos somos responsáveis por nossas ações, o ser humano interfere na natureza quando joga lixo na rua pela janela do carro, por exemplo”, pontua o presidente.

Anualmente, o governo municipal se vê desafiado a encontrar soluções para resolver a questão dos alagamentos na cidade, principalmente na região central do comércio. “Não é possível remediar ou eliminar o problema em todos os setores classificados como de áreas de risco. Por isso decidimos, com apoio do Ministério Público Estadual, elaborar um Plano de Mitigação que começou com placas de identificação das áreas de risco, posteriormente com a identificação dos bueiros e sua localização, conscientização da população para que não deixem sacos de lixos nas calçadas, principalmente na área comercial, para poder adotar medidas ativas que minimizem os impactos dos alagamentos das vias públicas”, explica Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias