Menu
quinta, 16 de agosto de 2018
Brasil

Terminam hoje as inscrições para 2 mil vagas para soldados

06 Jun 2014 - 16h15Por Secretaria da Segurança Pública

As inscrições para concurso público de 2 mil vagas para soldados da Polícia Militar terminam nesta sexta-feira (6). O concurso foi aberto em maio e tem como objetivo reforçar a segurança nas ruas de São Paulo.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site da Vunesp. Após aprovados em todas as etapas do concurso, os alunos passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano, na Escola Superior de Soldados (ESSd). 

O curso confere ao formando o grau de Técnico de Nível Superior em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 2.726,38, contando com o adicional de insalubridade de R$ 543,26.

As novas contratações fazem parte das 4.600 vagas para soldados autorizadas em janeiro pelo governador Geraldo Alckmin.

Requisitos

Para concorrer é necessário ter concluído o Ensino Médio, ser brasileiro, ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não possuir antecedentes criminais.

É preciso também ser habilitado nas categorias “B” a “E”. Se for agente público, não ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo. Os homens devem ter no mínimo 1,65 m de altura, e as mulheres 1,60 m.

Provas

Os candidatos serão avaliados em prova escrita, com questões objetivas, e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológico, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos e títulos.

Mais PMs

Além desse concurso, estão em andamento outros dois processos seletivos para o cargo de soldado de 2ª classe, com 2.000 vagas, e para aluno oficial, com 220 vagas.

A Polícia Militar formou em abril 1.190 novos soldados para reforçar o policiamento nas ruas. Os policiais integram o Comando de Policiamento para a Copa (CPCopa) e depois serão distribuídos para unidades de todo o Estado. No total, o CPCopa tem um efetivo de 4.500 PMs.

Em novembro do ano passado, São Paulo ganhou mais 1.170 novos soldados.

Outra medida que vai intensificar o policiamento nas ruas é a criação de 5.000 cargos de oficiais administrativos, que substituirão gradativamente soldados temporários ao fim de seus contratos.

Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não precisarão ser remanejados para as funções administrativas. Os oficiais administrativos serão civis – uma inovação na gestão da Polícia Militar que permite a concentração dos militares nas atividades fim. As contratações se darão por meio de concurso público.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias