quinta, 18 de abril de 2024
Brasil

Saiba como identificar notícia falsa veiculada nas redes sociais

29 Mai 2014 - 17h15

A Biblioteca Virtual está divulgando uma série de dicas para que os internautas não caiam em notícias e boatos que circulam nas redes sociais. Além de ensinar alguns truques para a checagem do que é publicado, o guia também alerta para as consequências do compartilhamento de informações duvidosas e de fontes desconhecidas.

Confirmar a notícia em sites de busca e verificar a repetição com os mesmos detalhes em grandes portais e sites de conteúdo idôneo aumentam as chances de o fato ser real. Outra dica é checar se a informação tem origem conhecida e a data de sua publicação. Títulos sensacionalistas e expressões como "urgente" e "leia esta mensagem" são sinais de que o objetivo é enganar, confundir e manipular os leitores.

É importante ressaltar que o compartilhamento de um boato gera constrangimento, ofensa e compromete a reputação e imagem da pessoa ou instituição. A notícia falsa pode acarretar uma comoção desnecessária, gerar mobilização para situações irreais ou já superadas e levar até a situações extremas e criminosas.

Leia Também

Últimas Notícias