quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Polícia terá acesso a videomonitoramento de empresas privadas

21 Mai 2014 - 15h17Por Portal do Governo do Estado
0 - 0 -

Nesta segunda-feira, 19, o Governo do Estado deu mais um passo no programa São Paulo Contra o Crime. Foi estabelecido o protocolo de intenções com associações de empresas de segurança privada para o recebimento de imagens e informações que vão contribuir com o combate à criminalidade.

O protocolo prevê que imagens de circuitos de vigilância privadas sejam compartilhadas com o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública por meio do Detecta, ferramenta que integra bancos de dados já existentes com câmeras de vídeo e emite alertas automáticos de crimes em tempo real. Este mesmo sistema já está sendo instalado em áreas públicas.

"No Detecta, o Governo tem um sistema de monitoramento semelhante ao de Nova Iorque, e vamos integrar as câmeras de vídeo das empresas do setor privado. Isto vai trazer uma contribuição muito importante", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

As imagens captadas poderão ser usadas pelas polícias para flagrantes de crimes e para estabelecer o efetivo policial em cada ocorrência que for atendida, uma vez que serão recebidas com transmissão em tempo real.

O protocolo de intenções foi firmado com cinco associações de empresas de segurança privada e de bares e restaurantes: Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (Sesvesp), Associação das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira das Empresas de Transportes de Valores (ABTV) e Associação Brasileira das Empresas de Vigilância e Segurança (Abrevis).

Os convênios também permitirão o uso de informações importantes para o trabalho policial, como fluxo de pessoas e veículos em determinados horários e regiões, problemas de iluminação pública, entre outas. "Quanto mais o Governo trabalhar junto com a iniciativa privada, mais vamos ganhar em eficiência, somar recursos e fortalecer a Segurança Pública em São Paulo", disse o governador.

Atividade Delegada

O Governo do Estado assinou convênio com mais cinco municípios que receberão a Atividade Delegada. São eles: Votuporanga, Mococa, Promissão, Sud Menucci e São Carlos.

No programa, os policiais militares auxiliam as cidades em diferentes ações durante as horas de folga. A medida possibilita aumento de efetivo da PM nas ruas e contribui com a redução no número de crimes, além incentivar os policiais participantes com ganhos extras no salário.

"[Com a Atividade Delegada], os municípios se envolvem mais com a segurança para levar iluminação onde é preciso, estabelecer horário de funcionamento de bares, melhorar o acesso da população, levar esporte para jovens, enfim, fazer um trabalho integrado com a segurança pública", afirmou Geraldo Alckmin.

Leia Também

Últimas Notícias