sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Polícia Militar de São Paulo passará a utilizar câmera nos uniformes

Ação contará, inicialmente, com 120 dispositivos instalados em fardas de policiais do 37º Batalhão, na zona Sul da capital paulista

09 Abr 2019 - 12h51Por Da Assessoria de Imprensa
Polícia Militar de São Paulo passará a utilizar câmera nos uniformes - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As fardas dos policiais militares de São Paulo começarão a contar com câmeras acopladas. A medida acaba de ser anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

A proposta, ainda em caráter inicial, é proteger quem está dos dois lados da lente, ou seja, cidadãos e policiais. A adoção do equipamento também aumentará a qualidade das provas produzidas no local das ocorrências.

A câmera operacional portátil, chamada de COP, deverá ser utilizada em momentos de atendimento de ocorrência, de interação e nos quais seja necessário o uso de força, bem como em abordagens e atividades de apoio, fiscalizações, acidentes, buscas, varredura e manifestações.

“Inicialmente, serão 120 câmeras instaladas em policiais do 37º batalhão, que atuam nas regiões do Capão Redondo e do Jardim Ângela”, revela o tenente-coronel Robson Cabanas Duque, comandante do 37º BPM-M, um dos responsáveis pelos estudos a respeito do sistema. A unidade será pioneira na utilização do dispositivo.

Estudo

O estudo conduzido pelo tenente-coronel da PM e que conta com a participação de mais de 20 profissionais da corporação indicou ainda outros pontos positivos advindos da gravação das ações.

“Policiais que usaram estes dispositivos afirmaram que, como o equipamento registrava suas ações, houve preocupação ainda maior com técnicas e táticas empregadas. Ou seja, aumentou a cobrança pessoal de cada um acerca dos próprios atos”, ressalta.

Leia Também

Últimas Notícias