terça, 19 de março de 2024
Novo reajuste

Petrobras anuncia alta de diesel e gasolina em dia de protestos de caminhoneiros

21 Mai 2018 - 12h20Por José Roberto Gomes/Reuters
Petrobras anuncia alta de diesel e gasolina em dia de protestos de caminhoneiros - Crédito: Agência Brasil Crédito: Agência Brasil

A Petrobras elevará os preços do diesel e da gasolina nas refinarias a novas máximas dentro da era de reajustes diários, iniciada em julho do ano passado, disse a petroleira nesta segunda-feira, dia marcado por protestos de caminhoneiros contra a alta nos valores dos combustíveis.

A cotação do diesel subirá 0,97 por cento a partir de terça-feira, para 2,3716 reais por litro, ao passo que a da gasolina avançará 0,90 por cento, para 2,0867 reais por litro.

Desde julho do ano passado, ambos os produtos acumulam alta de cerca de 50 por cento nas refinarias da estatal.

A política de formação de preços da Petrobras prevê seguir as oscilações no mercado internacional e o câmbio. Nas últimas semanas, a referência do petróleo no exterior atingiu o maior nível desde 2014 em razão de demanda robusta, oferta apertada e tensões no Oriente Médio.

Em meio a essa escalada nos preços dos combustíveis, caminhoneiros organizaram diversos protestos nesta segunda-feira para pressionar o governo a reduzir impostos incidentes sobre o diesel, o mais consumido no país.

Na semana passada, a Fecombustíveis, federação que representa os postos, também já havia solicitado mudanças no ICMS para aliviar a disparada nos valores dos combustíveis.

A Petrobras, contudo, tem ressaltado que “não tem o poder de formar esses preços”.

“O que a companhia faz é refletir essa variação de preço do mercado internacional. Como o valor desses combustíveis acompanha a tendência internacional, pode haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias e terminais.”

Leia Também

Últimas Notícias