quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Pesquisadores em Estatística divulgam previsões sobre o Campeonato Brasileiro 2013

Site www.previsaoesportiva.com.br foi desenvolvido por grupo de pesquisa formado por docentes, graduandos e pós-graduandos da UFSCar e da USP .

16 Out 2013 - 09h13

Já estão disponíveis as previsões para a reta final do Campeonato Brasileiro de Futebol 2013 no site www.previsaoesportiva.com.br. A página eletrônica foi desenvolvida pelo Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE) do Centro de Estudos do Risco (CER) do Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O grupo, formado em 2005, é composto por docentes, alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições e tem desenvolvido com sucesso metodologias estatísticas de previsão para torneios esportivos, tais como a Copa do Mundo da FIFA de 2006 e 2010.

Para a Copa do Mundo de 2010, antes de seu início, o GMEE participou de uma competição de modelos de previsão para todas as partidas da fase de grupos, organizada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), quando previu a final entre Espanha e Holanda na África do Sul. Com isso, recebeu o título de melhor modelo de previsão. Das sete seleções que o modelo previu, antes do início da Copa de 2010, com chances de serem campeãs (Espanha, Holanda, Brasil, Argentina, Portugal, Inglaterra e Alemanha), três ficaram entre as quatro semi-finalistas (Espanha, Holanda e Alemanha). Entre outros dados, o modelo também previu que a Seleção da África do Sul (anfitriã) não passaria para a segunda fase.

As previsões divulgadas no site são obtidas a partir de um modelo estatístico que leva em conta os fatores mando de campo, poder de ataque e poder de defesa de cada equipe do campeonato. No site, é possível visualizar as chances associadas à cada partida da próxima rodada, as chances de cada equipe ser campeã, de se classificar para a Libertadores da América e de ser rebaixada para a série B do Campeonato Brasileiro. Acesse www.previsaoesportiva.com.br e confira as chances do seu time.

www.previsaoesportiva.com.br

Leia Também

Últimas Notícias