A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (15) projeto de lei que torna obrigatório trafegar com faróis baixos ligados durante o dia em rodovias e túneis iluminados. Votada em caráter terminativo, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Se o projeto for aprovado sem alterações na outra Casa, seguirá à sanção presidencial e terá um prazo de 100 dias para entrar em vigor.
"O uso de faróis acesos no período diurno é um elemento fundamental para a segurança do trânsito, porquanto antecipa a visualização do veículo a uma distância maior, alertando o motorista sobre situações de risco e permitindo-lhe agir preventivamente para evitar acidentes", argumentou, na exposição de motivos, o autor do projeto, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
O parlamentar acrescentou que já há uma recomendação do próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre essa necessidade. No entanto, Eunício Oliveira ressaltou a necessidade de transformar essa "recomendação" em norma legal, a ser incorporada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Concordo com você, os impostos das baterias tem que diminuir porque com isso...
Excelente idéia, só acredito que deveria ser obrigatório o uso do farol sempre, ou seja, dentro das cidades também, pois para os pedestres seria um alerta ao atravessamrem as ruas.
Aprovem também a redução de impostos no preço da bateria!
Putz, o cara tá achando ruim de ter que andar com o farol ligado, com medo de gastar 20 reais a cada 5 anos...é pracabá...eu tenho dois veiculos, um 2005 e um 2010...ambos desligam o farol quando desligo o carro, e deixo o farol aceso sempre, de dia, de noite, afinal é para minha segurança, e nenhum dos dois nunca queimou nenhuma lâmpada. Um deles já tem 7 anos de uso, nunca precisei trocar, e sempre ando com ele ligado. Agora isso deveria ser ensinado nas aulas para condutores de veículos, qual a vantagem de se andar com o farol ligado,e não deveria ser obrigatório para arrecadação de mais multas, mas no Brasil é assim, não dão uma boa educação como pra esses outros aí que reclamam, e daí tem que virar obrigatório, porque simplesmente se não for assim, ninguém o faz. Não era mais fácil educar e ensinar do que condenar.
Fui
Achei supimpa a idéia. Vou fazer uma lei para que seja obrigatório o uso de faróis acesos também na cidade, durante o dia. Multa para quem não acender. Super legal andar de farol aceso.