sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Indústrias de SP estão paralisando a produção por causa do racionamento de água, diz Newton Lima

14 Mai 2014 - 12h07
0 - 0 -

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) afirmou, nesta terça-feira (13), no plenário da Câmara, que as indústrias da região metropolitana da cidade de São Paulo estão tendo que paralisar os processos produtivos por causa do racionamento de água decorrente da crise do Sistema Cantareira. “Várias indústrias paulistas, sobretudo as da região metropolitana de São Paulo, estão parando as atividades ou recorrendo à compra de água para dar sequência aos processos de fabricação”, denunciou o parlamentar. Newton Lima acusou o PSDB, que governa o estado há 20 anos, de ser o responsável pela crise no abastecimento de água na grande São Paulo.

O deputado contou que, na última sexta-feira, o Ministério Público divulgou parecer em que afirma que a Sabesp descumpriu as condições técnicas para operar o Sistema Cantareira. Entre as condições desrespeitadas pela concessionária, estão prazos para revisão de estudos hidrológicos e entrega do plano de contingência para situações emergenciais, além da não implantação, manutenção e operação de estações de monitoramento e da inexistência de ações para reduzir a dependência do Cantareira no abastecimento da Grande São Paulo.

Como contraponto, Newton Lima citou as obras de transposição do rio São Francisco visitadas ontem pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo Newton, os investimentos realizados pelo governo federal são da ordem de R$ 8,2 bilhões, com destinação de R$ 1 bilhão de recursos distribuídos em 38 programas para redução de impactos ambientais e sociais. As obras vão proporcionar oferta de água para múltiplos usos a 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. São 477 km de canais, beneficiando 12 milhões de habitantes, gerando mais de 10 mil empregos. As obras já se encontram com 56% do total, realizadas.

Leia Também

Últimas Notícias